Oxylife - tratamentos hiperbáricos
2a - 6a 07:00 - 18:00
Sábados 08:00 - 12:00
(21) 2424-6699 / 2424-6734
WhatsApp: (21) 99011-5442
oxigenoterapia@oxylife.com.br

Endereço:   Estrada dos Três Rios, 1653 - Freguesia - Jacarepaguá    --->  Localização
Direção médica: Dr. Márcio Aurélio Pereira de Castro - CRM: 5261956-3

O que é Oxigenoterapia Hiperbárica ou OHB

Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Ela provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar.

Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

Câmara Hiperbárica

A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico e construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro. Podem ser de grande porte, acomodando vários pacientes simultaneamente , ou de tamanho menor, comportando somente um indivíduo.


O Oxigênio

O oxigênio é administrado através de máscaras e capacetes de plástico apropriados para esta finalidade. Existe ainda a possibilidade, em se tratando de câmaras monopacientes, de o paciente respirar o oxigênio diretamente da atmosfera da câmara, quando esta é pressurizada com este gás.


Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH)